24.5.09

O António

O António é um dos meus alunos favoritos. Pode não ser politicamente correcto admitir estas coisas, mas acho que todos os profs têm uma mão cheia de miúdos, que por alguma razão não deixam ficar na escola. Vêm connosco para casa, para a nossa vida, porque alguma coisa ligada a eles foi determinante num momento qualquer. A mãe do António é bipolar e os pais divorciaram-se há pouco tempo, nunca percebi quem ficou com ele. É um miúdo lindo e inteligente, que aparentemente não se deixou afectar por isso. Um dia, depois das aulas houve uma actividade do grupo de matemática lá na escola. Ele perspicaz como sempre, ao ver toda a gente com os pais, pegou-me na mão e perguntou: "E se o meu pai não vem? Ficas tu comigo?" Eu suei e respondi qualquer coisa sem pensar: "Claro que sim". Não lhe larguei a mão. A festa começou, os miúdos participaram e correu lindamente. No fim, quando fui à procura dele, lá estavam os dois juntos, a rir e a resolver problemas geométricos, felizes. 


Eu fiquei a olhá-los de longe e a sentir-me especial.

No comments: