10.3.09

O Miguel

O Miguel é um aluno que eu tenho na escola do fim do mundo. A mãe do Migel vai buscá-lo à escola todos os dias de motorizada e nunca lhe põe um capacete. Ele é um miúdo franzinito que me dá pela cintura, e eu tenho um fraquinho por ele. Hoje veio mostrar-me um livro de exercícios que estava rasurado de "LIVRO DO PROFESSOR" que a professora do apoio lhe deu porque ele não podia comprar. É que ele não aprende, mas ninguém sabe muito bem porquê. "Pelo menos tem apoio". O Miguel nunca tem borracha, nem lápis nem caneta. Como diz uma amiga minha, tem os tornozelos zangados com as calças e camisolas que não chegam aos pulsos. Tudo zangado com o skip, o ariel e o xau lá de casa. Mas o Miguel gosta das aulas de música. E abre os livros todos rasurados no inicio da aula, para me mostrar "só as páginas que têm os certos" como ele diz. O Miguel dá-me muito mais do que aquilo que eu lhe dou a ele. Eu gabo-lhe os certos e ele recebe-me sempre com um sorriso de abelhita a zanzar à minha volta. Porque raio não lhe compram um capacete? "Deixa-me pintar com os teus marcadores". Eu deixo. O Miguel senta-se com o pé debaixo do rabo, porque é tão pequeno que não chega bem à mesa se se sentar em condições. É lento a escrever. Uma vez passei-lhe a aula para o ajudar a despachar e a partir daí, sempre que precisamos do caderno, ele abre aquela página e fica a apreciar a minha letra. Há uns dias levei o Pedro e o Lobo e ele perguntou-me se aquilo é que era o cinema. Eu disse que sim.


Obrigado Miguel. Fazes-me entender muitas coisas.

(Como posso eu não gostar deaquilo que faço?)

2 comments:

Tiago Costa said...

"e ele perguntou-me se aquilo é que era o cinema. Eu disse que sim."

Que coisa mais bonita*

Daniela said...

Já te disse que adorei este post, não já?

Acho que também já comecei a gostar do Miguel, sabes que nos escuteirinhos às vezes tb apanhamos miudos assim como o Miguel e sabe tão bem ver o brilho nos olhos deles, quando fazemos algo por eles, mesmo que por vezes para nós até seja insignificante... Mas para ele é muito, e só pelo facto de sabermos isso enche-nos o coração!!

Beijitos e Boa semana!!