10.2.09

5ª aula de guitarra

Foi seca e desesperante, mas não por estar à espera que as colegas estudassem.
Desta vez começamos nos acordes. Agora imaginem o que é explicar como se formam acordes a adultos que nunca estudaram música e não sabem tocar nenhum instrumento para além da guitarra que estão agora a aprender - nada fácil.

Foi mau. O prof quis dar um cheirinho de teoria, deu matéria sem explicar o que está por trás e as minhas colegas não perceberam nada. Ele a falar de tons e meios tons quando elas nem sequer se apercebem que existem mais escalas para além da de Dó Maior. Ou melhor elas nem sabiam que existiam escalas, achavam que as notas já nasciam assim seguidas e pronto. A aula foi irritante, mas a verdade é que elas estão lá para aprender, coisa que não aconteceu. Temos uma listinha com os acordes que deviamos saber, e quando aparecer um que não lá conste, não vão saber, porque não perceberam a essência da coisa.

A meu ver, ensinar assim é uma estupidez (eu estou a ensinar agora exactamente essa matéria aos meus alunos - que são adolescentes e conseguem entender - porque não fazer um esforço com adultos?). É verdade que ia ser complicado, são conceitos difíceis para quem não domina um instrumento, mas acho que valia a pena.

Hoje foi saltar etapas, como ensinar a andar de bicicleta sem passar pelas rodinhas, ou ensinar a fazer contas de dividir sem saber multiplicar.
Isto tudo para dizer que eu preferia secar mais 4 aulas até todos perceberem o que andamos a fazer. E voltou a minha crença no ensino orientado para o aluno médio.

No comments: