2.10.08

Moita Flores é perito em praxe

Este senhor, que já era perito em muita coisa, esteve no jornal da noite da SIC a falar sobre praxe. Ora, uma vez que o próprio admitiu nunca ter sido praxado nem nunca ter praxado ninguem, pergunto-me eu quem é que se terá lembrado de o chamar para aquela conversa. Ó Xico, vai mas é ajudar os senhores a procurar a Maddie. Ou põe os óculos e escreve mais um parágrafo para a crónica que vais fazer à Fátima amanhã.

Era só isto que eu queria dizer.

Mas, agora deu-me vontade de falar no assunto. Como sabem eu sou a favor da praxe. Talvez por isso ache que estes senhores das televisões vão só filmar as praxes violentas, as que ofendem e afectam a integridade do caloiro, as que correm menos bem, blá blá blá, alarmanços. Dão lucros às operadoras móveis, é o que é. E pronto, é um rol de: “Ai coitadinhos dos pequerruchos que têm que simular o acto sexual”. Papás, acordem. A não ser que o vosso filho seja atrasado mental ou severamente tótó (também os há), o vosso filho vai é no mínimo achar piada. (Os papás que não perceberam vejam a rebelde way que dá no horário da tarde, cujo publico alvo são os vossos filhos). Mas, dizem eles, ai e tal é agressivo. “Porque as raparigas são mais praxadas”. Mentira. A diferença é que as meninas pegam nos telemóveis catitas e ligam aos papás a assoar o ranho do nariz ao mesmo tempo, o que nao acontece com os rapazes (visivelmente educados e instruidos para não darem parte de fracos e se aguentarem à bronca, vulgo coisa de macho). Digo-vos eu, que sei do que falo. A maior parte das vezes e num mundo maioritariamente heterosexual, os caloiros homens são muito mais assediados (ainda mais os que tiverem um palminho de cara) que as meninas filhas de senhores como aqueles que estão ali sentados em frente à camara. E qual é o mal de brincar com eles, de os pôr de quatro, fazer joguinhos, saltar, cantar? É humilhante? Meus amigos Srs pais, abram a janela e vejam o mundo lá fora. Que eu saiba ainda está construido sobre hierarquias e coisas que tal. Portanto não dramatizem, está bem? No máximo ficam roucos e dói-lhes os joelhos. Mas tudo na vida tem um lado positivo, aposto que os vossos pimpolhos nunca dormiram tão bem, a noite toda, sem mijar nem nada. Quanto se pouparia em ansiolíticos... Bem, se calhar chegam a casa suados e isso é problemático, lá isso é. E mais, acreditem, eu não sou a favor da violência nem nada, mas a praxe como a conheci, não faz mal a ninguem.

A reter: se a minha vida dependesse disso eu apostava que a reportagem foi feita em Lisboa. É como ir aos pasteis de belém e pedir uma torrada...só que ao contrário. Os gajos nem queima das fitas têm, pá!

[Aquilo dos pastéis...nada a ver não é? comparação muito estupida eu sei]

E sabem o que é mais ridículo? Eu fui praxada, praxei todos os anos que pude, e nunca me deixei afectar por noticias como aquela – mas hoje irritei-me.

Aquela gente não sabe...
Acaba depressa demais.

3 comments:

Tiago Costa said...

E não houve nada melhor por Coimbra? :)

Margarida said...

Houve momentos melhores, mas a praxe acabou por ser um bom ponto de partida.

:)

Anonymous said...

Após ter lido algumas opiniões em blogs, foi muito bom chegar a este! Sou completamente da tua opinião. O mais engraçado é que quem é anti-praxe é que tem necessidade de falar com agrassividade acerca da praxe... Se são contra, podiam simplesmente por-se à margem e já está. O senhor que apareceu no meio dessa reportagem a falar do movimento anti-praxe (porque pior que gastar tempo na praxe, é gastar tempo contra ela...) parecia daqueles rapazes quem nunca saiu a noite, nunca teve uma namorada, nunca soltou uma boa gargalhada em publico... Eu dou-me bem com pessoas fora da praxe na minha faculdade, nunca as exclui de nada. E da mesma maneira que elas nao me incomodam, era bom que as pessoas que sao contra a praze se limitassem a nao particiuapr nela a pronto.
Uma das partes que mais gostei da reportagem foi conectar a atitude em praxe com a timidez ou a não-realizaçao sexual de que praxa... Apesar de estupido, teve piada.
Com esta reportagem a SIC nao foi nadinha parcial, de todo.